domingo, 6 de julho de 2014

Cerimónia de entrega dos prémios dos Quadros de Honra e de Excelência| 2012/2013

No passado dia 12 de dezembro, o Agrupamento de Escolas do Viso promoveu mais uma vez a entrega dos certificados dos Prémios de Quadro de Honra e dos Prémios de Excelência, estes últimos patrocinados pela BIAL, aos alunos que pelo seu empenho se distinguiram no ano letivo de 2012/20123, tendo obtido muito bons resultados académicos. Também, à semelhança dos últimos anos e ainda com o patrocínio da BIAL, foram entregues os prémios Revelação. Este prémio foi criado com o objetivo de distinguir os dois alunos que, apesar das suas dificuldades, tenham manifestado um enorme esforço em as ultrapassar.



 Este ano a cerimónia, apresentada pelas professoras Paula Gomes e Antónia Andrade, teve lugar no repleto auditório da Fundação António de Almeida onde elementos de toda a comunidade escolar se encontraram para premiar o mérito e o desempenho escolar dos nossos alunos.
O evento iniciou-se com um momento musical executado por um grupo de alunos da turma A do 6.º ano, dirigidos pelo professor Hugo Leite, que frequenta o ensino articulado. Seguiu-se o 4º ano da escola das Campinas com a dança e música “Scream” de Usher e, posteriormente, a atuação dos alunos do 4.º ano da escola do Viso com a canção “Perdidamente”, com poema de Florbela Espanca, celebrizado pelos Trovante.




Seguiu-se uma intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas do Viso, Dr. José Cardoso, que destacou a importância do evento no reconhecimento do mérito e do esforço dos nossos alunos e incentivou todos a esforçarem-se para conseguirem sempre melhores resultados. Agradeceu, também, a todos pelo seu contributo diário na construção de uma escola de sucesso para todos, enaltecendo o trabalho de alunos, pais e professores, e reiterou a importância de cultivar a excelência.

Sucederam-se mais duas atuações musicais: do 4.º A da escola do Viso com a canção “Dorme” - As vozes da rádio - e do 4.º A da escola dos Correios com a canção “Minha casinha” e o poema “Pai Natal desastrado”.
Passou-se, seguidamente, ao momento especial da entrega dos diplomas aos alunos que integram ao Quadro de Honra, que constitui um modo de reconhecer todos os alunos que trabalharam, se empenharam e com isso obtiveram bons resultados escolares. Mas para aceder ao quadro de honra foi necessário algo mais. Estes alunos tiveram que demonstrar também um comportamento e atitudes perante a escola de respeito, colaboração e solidariedade. Os diplomas foram entregues pelo Diretor do Agrupamento, Dr. José Cardoso, e pelo presidente da Associação de Pais, Sr. Nuno Adão, aos alunos: Rafael Mendonça (5º A), Jéssica Lima (5º B), Flávia Oliveira (5º C), Ândria Coutinho, Beatriz Silva, Carolina Semedo, Dulce Barros, Hugo Araújo, Mariana Teixeira (6º A), Gonçalo Rocha (6º C), Cláudia Carvalho, Rui Santos, Vera Nunes (7º A), Luana Jerónimo (7º D), Catarina Pereira, Daniela Braga, Iara Duarte (8º A), Ana Silva (9ºB) e Raúl Silva (9ºC). 


        Sucedeu-se outro momento musical com os nossos alunos do ensino articulado de música (7.º A) dirigidos pelo professor Hugo e que precedeu a entrega dos certificados, pelos respetivos diretores de turma, aos alunos que no ano transato concluíram o 9.º ano.


Chegou então o momento mais aguardado da noite, a chamada ao palco dos alunos que compõem o Quadro de Excelência, para a entrega dos prémios – um cheque de duzentos euros oferecido pela BIAL – levada a cabo pelo Doutor Miguel Portela, em representação da empresa BIAL, parceira do Agrupamento. Os alunos que se destacaram no ano letivo 2012/2013, pelo seu excelente aproveitamento, foram: Ivo Mendes (5º B), Bernardo A. Moreira (5º D), Ana S. Brito (6º A), Catarina Brito (6º A), Mariana Marques (7º A), Alexandra Oliveira (7º E), Inês F. Antunes, Maria Manuel Morais (8º A), Sílvia Monteiro e Helena Costa (9º A).



Após mais um momento musical com a nossa banda a interpretar o tema de “Missão Impossível”, o Diretor do Agrupamento, Dr. José Cardoso, e o representante da BIAL, Dr. Miguel Portela, subiram novamente ao palco para distinguirem com o Prémio Revelação, dois tablets também oferecidas pela BIAL, os alunos Daniela Braga (9.º A) e

Foi, portanto, num ambiente festivo que a escola reconheceu mais uma vez todos os que se destacaram pelos seus resultados académicos e pelas suas atitudes e valores com prémios que procuram constitui-se como um incentivo e, simultaneamente, uma responsabilidade para toda a comunidade educativa na busca do sucesso e da excelência que nunca são exclusivamente individuais.