domingo, 6 de julho de 2014

Semana da Internet Segura

Sob o lema “Juntos vamos criar uma Internet melhor”, a Semana da Internet Mais Segura 2014, que decorreu de 11 a 17 de Fevereiro, pretendeu “contribuir para a formação de uma sociedade mais esclarecida, consciente e capaz de se proteger dos riscos associados à utilização da Internet.”
Aqui na escola, decorreram sessões em todas as turmas do terceiro ciclo, dinamizadas pela professora de Tecnologias de Informação e Comunicação em parceria com Biblioteca escolar, para que, junto dos nossos utilizadores da Internet, se possam identificar comportamentos e possíveis riscos, alertar para o que cada um deveria fazer (ou faria) em determinadas circunstâncias …
Subordinada ao tema “Juntos vamos criar uma internet melhor”, a semana da internet segura tem como objetivo sensibilizar os alunos para os cuidados a ter na utilização da internet e comportamentos de risco a evitar. Nas redes sociais, devemos ter o cuidado de proteger os nossos dados pessoais, partilhando apenas informações com os amigos mais próximos e familiares e não expor em demasia a nossa vida pessoal de forma a garantir a nossa boa reputação. Por isso devemos personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias e evitar ser identificado nos álbuns dos amigos.
A professora responsável pela atividade teve a ajuda de uma apresentação em PowerPoint e projetou vários vídeos sobre vítimas de Cyberbullying, que permitiram a reflexão sobre as consequências destas agressões e comportamentos. Esta atividade procurou alertar-nos para as consequências deste tipo de práticas, incentivando a ética na utilização das T.I.C., sobretudo no uso responsável dos telemóveis e das redes sociais.
Paralelamente foram colocadas tiras de banda desenhada a decorar alguns corredores da escola, com situações alusivas a esta temática.
Informa-te e ”viaja em segurança na Net”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.