domingo, 29 de junho de 2014

Torneios inter-turmas


Depois de uma manhã dedicada ao corta mato, durante a tarde do dia 16 de dezembro decorreram os torneios inter-turmas de basquetebol (5.º e 7.º ano) e voleibol (9.º ano).

Basquetebol (5.º ano)
No torneio de basquetebol participaram 50 alunos divididos por 6 equipas masculinas e 4 equipas femininas, que realizaram no total 15 jogos. Neste torneio participaram também 2 árbitros do 6.º ano, 2 árbitros do 8º ano auxiliados por 2 alunos do 6º ano. Na competição masculina sagrou-se vencedora uma equipa da turma B e na feminina sagrou-se vencedora uma equipa da turma A.




Basquetebol (7.º ano)
Quanto ao torneio para as turmas do 7.º ano, envolveu 47 alunos e 6 árbitros do 8.º ano. Os alunos estavam divididos em 4 equipas femininas e 6 masculinas, que realizaram 12 jogos. No torneio feminino ficou em primeiro lugar uma equipa do 7.º A e, na competição masculina venceu uma equipa constituída por alunos do 7.º C.

Voleibol (9.º ano)
No torneio de voleibol participaram 31 alunos das turmas do 9.º ano, distribuídos por 3 equipas masculinas e 3 equipas femininas, que, no total, realizaram 7 jogos (3 set’s cada jogo masculino e 5 set’s o jogo feminino).

O torneio feminino foi ganho por um grupo de alunas da turma B, enquanto que no grupo masculino venceu uma equipa da turma C.

Corta-Mato Escolar

     No dia 16 de dezembro, durante a manhã, à semelhança de anos letivos anteriores, realizou-se mais um Corta-Mato Escolar, evento dinamizado pelo Grupo de Educação Física, integrado no Plano Anual de Atividades (PAA), que nesta edição contou com a participação de cento e dezanove “atletas” divididos por sete escalões etários.
Com esta actividade, pretendeu-se divulgar a modalidade do atletismo e desenvolver o gosto pelo desporto, particularmente pela prática do atletismo, fomentando a prática desportiva da comunidade escolar.
O Corta-Mato é uma especialidade do atletismo que, enquanto modalidade individual, promove aspetos relacionados com o domínio físico, tais como adaptações cardiovasculares, circulatórias, respiratórias, melhorando a resistência individual, ou seja, a capacidade de realizar as tarefas diárias sem excessiva fadiga e livre de doenças.
Durante a competição, realizaram-se sete provas, desde os escalões de Infantis A até Juvenis A, de ambos os sexos, tendo participado alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, contando também com a presença dos alunos da turma do Ensino Vocacional. Em todas as provas foi medalhado o primeiro classificado de cada escalão e apuraram-se os seis primeiros classificados em cada um dos escalões, que representarão a Escola no Corta-Mato Distrital.
Por fim, gostaríamos de agradecer o apoio dos militares da Escola Prática de Transmissões, parceiro da escola, que disponibilizou uma ambulância e apoio de primeiros socorros. O Grupo de Educação Física congratula-se pelo grande sucesso desta atividade e enaltece o comportamento dos alunos que participaram nas várias provas.


Vencedores por escalão

Escalão
1.º classificado
Infantis A (feminino)
Ana Miranda – 5.º C
Infantis A (masculino)
Gonçalo Serrão – 5.º A
Infantis B (feminino)
Flávia Oliveira – 6.º C
Infantis B (masculino)
Pedro Sousa – 6.º B
Iniciados (feminino)
Maria Manuel Morais – 9.º A
Iniciados (masculino)
Bruno Rodrigues – 9.º A
Juvenis (masculino)
Hugo Martins – 9.º C


Se eu encontrasse a lâmpada mágica...



    Há alguns dias atrás, sonhei que me foi concedida a oportunidade de pedir três desejos através de uma lâmpada mágica. O sonho foi assim:
    Eu estava no topo de uma rocha, o céu estava roxo e tinha um mar de espinhos à minha volta. Eu olhava o horizonte. Olhei a este, a sul e a oeste, mas apenas a norte, bem lá no fundo, se via uma rosa. Uma flor vermelha, cor de sangue, que se destacava naquele mundo medonho de cor cinzenta e roxa.
    Subitamente, os espinhos que apontavam para norte, separaram-se, formando assim um caminho. Entrei. Não sabia ao certo se era um sonho ou não, mas suspeitei que fosse, porque eu não me lembrava como é que tinha ido ali parar. Por outro lado, eu nunca tinha sonhado com nada assim. No caminho, o chão era da mesma cor que as nuvens, um roxo que ficava mais desfeito a cada passo que eu dava.
   Já a via lá no fundo do caminho. Era ela que dava a vida a todos aqueles espinhos sedentos de sangue. Cheguei a uma escadaria de pedra e subi por ela acima. Lá estava ela, a rosa. Estava fechada e murcha, mas de repente abriu-se um buraco nas nuvens púrpuras e um feixe de luz foi direito à rosa. Num abrir e fechar de olhos a rosa desabrochou, os espinhos desfizeram-se em pó cor de prata, o céu ficou azul e o chão que outrora era desfeito, ficou verde e vivo.
    Dos céus desceu um anjo. Ofereceu-me uma lâmpada mágica e disse-me para escrever três desejos em papéis e para os pôr lá dentro. Eu tinha tanto por onde escolher que demorei quase quinze minutos para decidir quais eram. No primeiro papel, escrevi que desejava ter o poder de viajar no tempo. Assim, eu podia viver os melhores momentos vezes e vezes sem conta, com pessoas que agora já não posso. No segundo, que eu me pudesse tornar invisível sempre que quisesse. Por fim, desejei voltar a casa.
    Acordei. A casa estava vazia e a luz do quarto acesa. Pus-me a pé devagar e sorri, porque apercebi-me que acabara de ter o melhor sonho de sempre.


Bruno Rodrigues, 9.º A, n.º 3

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pense indústria

Pensar o futuro...


Durante a semana de 4 a 7 de novembro, dois engenheiros do projeto “Pense Indústria” estiveram na nossa escola numa atividade promovida pela professora Fernanda Carvalho no âmbito do Clube de Ciência e Tecnologia e, em sessões na Biblioteca, apresentaram a todas as turmas este projeto que procura motivar os jovens a optarem por percursos formativos na área da indústria.

As sessões começavam com um vídeo que permitiu o contacto com a realidade industrial e com as atividades que, ao longo dos três anos que o projeto já tem, proporcionaram aos jovens de outras escolas. Posteriormente, fizeram demonstrações recorrendo a um robô humanoide e um modelador sensorial 4D, que suscitaram muito interesse em todos os alunos.
            


Adolescência

Por vezes ficamos aborrecidos por nada e dizem-nos sempre que é da adolescência. Mas será que é culpa dela todos os erros cometidos por alguém entre os 13 e os 18 anos? Coitadinha, toda a gente se queixa dela, até porque nem todos gostam de se ver mudar, tornar-se alguém diferente e, quando perguntamos o porquê disto, dizem-nos sempre  «é por estares na adolescência » .
Sinceramente, não entendo o porquê de a odiarmos tanto, quando na verdade é ela «que nos prepara para a vida adulta». Obviamente que também acho que não há motivos para a amarmos, se ela nos prende num mundo estranho e confuso durante anos. Ela traz dúvidas, incertezas e faz-nos pensar que tipo de pessoa realmente queremos ser.
Mas, definitivamente, há uma coisa em especial que não gosto mesmo nada quanto à adolescência. Sabem quando alguém diz «estás na fase da parvoíce, na idade do armário», ninguém gosta de ouvir essas coisas que, claramente, nos parecem idiotices, simplesmente nenhum adolescente gosta, mas parece que todos os adultos gostam de nos aborrecer com isso. Falam também em hormonas, seja lá o que isso for e em sentimentos descontrolados, em crescer, em mudar, em conhecer gente nova e começar a ter responsabilidades. É óbvio que nos cansa um pouco, mas também cansa quem nos ouve dizer disparates todos os dias.
       Mas sabem que mais? Fico muito mais aliviada sabendo que não sou a única e que toda a gente passa por isto. E só mais uma coisa... Lembrem-se que são só uns meros anos da nossa vida e não queremos certamente passá-los cheios de dúvidas e zangados com o mundo. Temos de aproveitar esta fase da nossa vida, pois acredito que a vida adulta seja bem mais difícil.  


Maria Lacerda, n.º14, 8.ºA

Poetas...

Manhã-noite

Na madrugada
O abraço surpreende
O olhar da mãe
E a tristeza
Á uma árvore de fogo.

As estrelas são almas
Que partem
E o amanhecer é  uma  maré
Que navega o céu.

A chegada da noite
Inventa um barco
Encantado de sonho
Enquanto um piano sussurra
A melodia de um sorriso


 Catarina Ramos, 5º B

Um encontro inesperado

Estou aqui sentada no banco de meu jardim a olhar para as árvores, umas com as folhas verdes, outras amarelas, o chão está repleto de folhas castanhas que não deixam ver o verde da relva. Encostei-me mais um pouco ao banco, que não era lá muito confortável, levantei-me e entrei dentro de casa, peguei num casaco e nas chaves, saí de casa, trancando a porta.
Andei pelas ruas do meu bairro, lembrando-me de quando era mais nova e andava por ali a correr com todas as outras crianças da minha idade. Olhei em volta e lembrei-me de uma tarde em que estava sozinha a ler um livro, tinha uns 10 ou 11 anos.
Foi numa tarde de primavera, lembro-me de todos os pormenores desse dia, o sol brilhava, não havia nuvens no céu, todas as crianças da minha idade estavam na rua, umas jogavam à bola, outras saltavam à corda e ainda algumas a brincavam às escondidas. Eu estava sentada no chão a ler um livro que a minha mãe me tinha dado intitulado “Gémeas no Colégio de Santa Clara I”. O livro era muito engraçado e ainda só estava nas primeiras páginas, ri-me várias vezes sozinha devido a certas coisas que aconteciam no livro e algumas meninas vieram perguntar-me se eu queria ir brincar com elas, mas eu disse que não.
De repente sinto alguém a tocar, pensei que fosse outra menina a perguntar se eu ia saltar à corda, por isso disse de imediato:
- Não quero ir brincar, deixem-me ler!
- Estás a ler um livro que a minha mãe escreveu. – respondeu uma voz que eu não reconhecia.
- A nossa mãe. – disse outra muito parecida.
Olhei para cima e não queria acreditar no que estava a ver, esfreguei os olhos.
- São mesmo vocês? – perguntei.
- Sim. Eu sou a Patrícia.
- E eu a Isabel.
- Vocês existem mesmo?
- Sim, não estás ver? – perguntou a Isabel.
Começamos a conversar durante muito e muito tempo e, por momentos, esqueci o livro.
Foi um dia espetacular.


Catarina Pereira, 9.ºA

Halloween


Tal como a maioria das festas católicas, também o Halloween tem uma origem pagã que remonta aos povos celtas que, com o Festival de samhaindar, marcavam o fim verão e prestavam culto aos mortos. Depois de incorporada nas celebrações cristãs, as grandes vagas de emigrantes irlandeses levaram a festa para a América onde se popularizou. Nessa noite, é comum ver crianças fantasiadas a bater às portas pedindo doces (Trick-or-treat – doçura ou travessura), uma brincadeira que também já chegou a Portugal.
Hoje em dia, as comemorações do Halloween pouco ou nada têm a ver com os seus primórdios, restando apenas uma vaga alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto daquele que lhe está na origem.
















       
        

        Por isso, no dia 31 de novembro, para assinalar a data, foi feita a decoração do átrio de entrada e da porta da cantina pelo grupo de Inglês, com a colaboração da professora de Educação Visual, Sílvia Portela, e da turma do curso vocacional de Artes Ofícios e Ambiente. A professora Margarida Queirós ensaiou a apresentação de um ‘Mob Dance’ com a turma do 9ª A. Quanto às turmas B e C do 5.º ano, participaram com uma canção de Halloween dinamizada pela professora Antónia Andrade.
      
       







Na cantina serviu-se gelatina vermelha e cor de laranja em alusão às cores específicas da comemoração do dia das bruxas. Fez-se pintura facial com a colaboração da professora Ana Mota e filha, Mariana Mota, e do Encarregado de Educação da aluna Maria Pereira da turma A do 9º ano. Para além disso, realizaram-se atividades no âmbito de sala de aula.


Com especial autorização do Diretor da Escola, os alunos das turmas com melhor aproveitamento/comportamento puderam vir disfarçadas no dia 31 de outubro. A saber: 5.º C, 6º A, 7º A, 8º A e alunos CEI (Ensino Especial).

MONSTROS AO ATAQUE

Fuga de monstros

No dia 31 de outubro, a escola E.B. 2,3 do Viso foi atacada por bruxas, “cats”, zombies, vampiros e outros monstros.

Inesperadamente, alunos, professores e funcionários foram surpreendidos por um grande número de monstros. Tratava- se do dia de Halloween, uma tradição dos países de língua inglesa, que, por isso, os professores de Inglês decidiram comemorar.
Foi um dia muito divertido que deveria continuar a ser festejado na nossa escola!

Filipa Pinto, 5º-B

Catarina Sousa, 5ºB

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Entrega de prémios do Concurso de Slogans - Dia Mundial da Alimentação

Decorreu no passado dia 23 de outubro, pelas 10 horas na sala dos alunos, a entrega dos prémios do Concurso de Slogans sobre alimentação saudável, no âmbito das atividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação.

Concorreram 17 alunos e atribuíram-se 3 prémios e 1 menção honrosa:

1.º Prémio: João Lira, 5ºB;
2.º Prémio: Jéssica Silva, 6ºD;
3.º Prémio: Igor Santos, 6ºD
Menção Honrosa: Manuel Silva, 6ºD.

Os premiados foram aplaudidos por uma plateia de professores e alunos e o Diretor do Agrupamento quis estar presente, não só para dar os parabéns aos vencedores, mas também para incentivar todos os alunos a participar ativamente neste tipo de atividades.

Pela nossa parte, prometemos continuar a desafiar a criatividade dos nossos alunos ao longo deste ano letivo.


Até breve!


Os professores de Ciências


Slogans premiados - Dia Mundial da Alimentação 2013


1ºPrémio

Não digam que não gostam
Sem sequer saber
Só de olhar pr'a fruta
Dá vontade de comer!                          João Lira 5.º B
 2º Prémio
À roda dos alimentos devemos ir
Para o pequeno almoço decidir.           Jéssica Silva 6.º D
 3º prémio
Se queres ser forte  no dia a dia
Tens de comer alimentos
que te dão energia!                                  Igor Santos 6.º D
Menção Honrosa
Água nossa do dia a dia
Água que nos dá energia.                        Manuel Silva 6.º D

Dia mundial da alimentação

No passado dia 16 de Outubro foi comemorado na nossa escola, EB2,3 do Viso, o Dia Mundial da Alimentação com o objetivo de envolver e alertar toda a comunidade para a necessidade de ter uma alimentação saudável e de seguir o lema da Roda dos alimentos: ”Coma bem, vi
va melhor”.

 
A azáfama foi grande: no átrio foi exposta uma listagem com alguns alimentos que incluímos na nossa alimentação diária e os respetivos ganhos para o organismo em termos de prevenção de certas doenças.

No corredor dos alunos foi montado um biombo com papel cenário que serviu de base ao “Concurso de slogans sobre alimentação”, cujas regras lá afixadas incentivavam à participação de toda a comunidade escolar. Foram vários os participantes (alunos e professores) a escrever um slogan relativo ao tema e brevemente serão atribuídos prémios para os três melhores.

A Oficina dos sabores (cantina) também não foi esquecida e, na véspera, mãos dedicadas decoraram o espaço transformando-o num local bem gostoso que surpreendeu quem por lá passou para saborear a refeição preparada com todo o cuidado pela equipa de cozinheiras, em articulação com os professores de Ciências, que, sorridentes e muito janotas nos seus aventais às riscas vermelhas, recebiam os alunos à entrada.
Houve gelatina colorida e espetadas de uvas para sobremesa e a satisfação dos alunos foi bem evidente.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui:
No exterior da cantina, enquanto os alunos se perfilavam à espera de entrarem para almoçar, foram surpreendidos pela música Amor de água fresca da autoria da cantora Dina, cortesia da profª de música, assessorada por duas alunas do 6ºD.
Na sala dos professores realizou-se uma Feira de Sopas que foram oferecidas por este grupo disciplinar e muito elogiadas por quem as provou!

Foi, sem dúvida, um almoço bem diferente e comprometemo-nos a repetir a “dose” para o ano!
Obrigado a todos os que connosco colaboraram e ajudaram a “enformar” este dia temático.


Um abraço gostoso, com uma pitada de ervas aromáticas!


Os professores de Ciências




Dia do animal

           No dia 4 de outubro foi assinalado o Dia Mundial do Animal na EB2,3 do Viso.
Não podíamos esquecer a oportunidade de lembrar à comunidade escolar a importância que os animais têm no nosso quotidiano.

No átrio da escola foram expostas fotos muito apelativas de várias espécies de animais: aves tropicais, uma família de chitas, pandas e magníficos cavalos, como uma pequena amostra da enorme diversidade animal que a Natureza nos oferece.

Em oposição a estas belas imagens estavam outras, mais chocantes: pelicanos envolvidos numa pasta negra de petróleo, para relembrar o grande desastre ecológico ocorrido no Golfo do México em 2010 e alertar todos da necessidade de preservar e respeitar o meio ambiente.
Os alunos e assistentes operacionais foram também desafiados pelos professores de Ciências a escrever histórias pessoais de resgate de animais, que foram afixadas no átrio para serem partilhadas com toda a comunidade.





Houve grande participação nesta atividade e foi emocionante ler as histórias de salvamento de cães, gatos e pequenas aves.


   Durante as aulas de Ciências, “viajou-se” até África com o excelente vídeo da National Geografic sobre o Parque da Gorongosa, Moçambique, uma das grandes reservas de vida selvagem do mundo e que todos adoraram ver!
 
     Nas vitrines do corredor central foram expostas fotos da família de gatos da Coordenadora de Pessoal, (D.ª Celeste), o que fez as delícias dos mais pequenos e ainda muitas curiosidades sobre a vida animal.

Para o ano voltamos com mais “bicharada”!








Saudações amigas dos professores de
Ciências

Dia Europeu das Línguas

Em 2001 – Ano Europeu das Línguas - por iniciativa do Conselho da Europa, foi instituído o Dia Europeu das Línguas, que se comemora todos os anos no dia 26 de Setembro, para assinalar a importância da diversidade linguística e cultural e da aprendizagem de línguas.


     Para assinalar a data, o Departamento de Línguas promoveu sessões de cinema europeu projetando na biblioteca filmes portugueses, franceses, ingleses e espanhóis, as línguas que constituem o departamento. Para além dos filmes, a comemoração da efeméride contou ainda com a passagem de músicas portuguesas, inglesas, francesas e espanholas, durante os intervalos, na rádio escolar.

Sabes quantas línguas convivem na Europa? E tens ideia de quantas línguas existem no mundo? Testa os seus conhecimentos...



Contamos com todos!

Acreditamos que um jornal escolar é um veículo privilegiado de divulgação das atividades de uma comunidade escolar. Mas é também um meio democrático a que todos temos acesso para expressão dos nossos pensamentos, reflexões, momentos de criatividade, saberes e experiências.
Há tanto trabalho invisível numa escola, tantos textos, tantos projetos, tantas iniciativas e experiências. Porque não partilhá-lo?
Nós, os professores, devemos ter aqui um papel fulcral, pois compete-nos incentivar a comunicação como ato de cidadania e formar leitores interessados, críticos, intervenientes e atentos ao que os rodeia. Vós, alunos, deveis sentir orgulho nos projetos, iniciativas e experiências pessoais que desenvolvem e em que estão envolvidos e através do jornal dá-los a conhecer a toda a comunidade.
É importante que todos reclamem a leitura do Viso em Movimento, sintam a necessidade de o ler, o orgulho de participar e, assim, colaborar na consolidação de uma “cultura de escola” fundamental na construção de uma identidade coletiva imprescindível à exploração de novos caminhos na busca do sucesso.
Desejamos continuar a ser um ponto de encontro onde se sinta o pulsar da escola e toda a comunidade se reveja.

Para todos haverá sempre mais uma página…