Entrevistas



            No passado dia 12 de dezembro, aquando da cerimónia de entrega dos Certificados aos alunos que concluíram o 9.º ano e dos prémios aos melhores alunos da Escola E. B. 2, 3 do Viso no ano letivo de 2012/2013, os nossos repórteres foram colhendo algumas impressões junto de pais, alunos, professores e do representante da BIAL, empresa patrocinadora dos Prémios de Excelência e Revelação.



Catarina Brito | Quadro de Excelência



VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
CB – Senti-me lisonjeada, porque foi a primeira vez e gostei muito.

VM – Foi difícil conseguires tão bons resultados?
CB – Não, é só estudar mais um bocadinho e tudo é possível.

VM - Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
CB - Vou tentar fazer o mesmo esforço que fiz o ano passado para continuar a integrar o Quadro de Excelência.

VM – Já pensaste no destino que vais dar aos 200 euros que acabaste de ganhar?
CB - Não, ainda não.

VM - Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser premiados?
CB – Gostaria de lhes dizer que não deixassem de tentar, pois sei que todos gostariam de estar no meu lugar. Por isso, os aconselho a esforçarem-se mais para conseguirem ser premiados.

Inês Gomes | Quadro de Excelência


VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
IG – Senti-me orgulhosa, porque vi que o meu esforço durante o ano letivo foi reconhecido e consegui alcançar os objetivos que pretendia.

VM – Foi difícil conseguires tão bons resultados?
IG – Se nos aplicarmos um bocadinho e estudarmos para os obter, não é assim tão difícil como as pessoas pensam.

VM - Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
IG – Claro, é mais um fator de motivação.

VM – Já pensaste no destino que vais dar aos 200 euros que acabaste de ganhar?
IG – Não, ainda não pensei muito bem, mas estava a pensar em guardá-los para o futuro.

VM - Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser premiados?
IG – Para de aplicarem mais e se esforçarem, pois com um pouco de esforço conseguem alcançar tudo o que desejam.

Luana Jerónimo | Quadro de Honra


VM - VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Honra?
LJ - Eu senti-me bem, feliz, orgulhosa e senti que o meu trabalho durante o ano letivo foi recompensado.

VM - Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
LJ - Claro, porque o meu trabalho foi reconhecido e vou trabalhar mais ainda para conseguir fazer ainda melhor.

VM - Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser premiados?
LJ - Gostava de dizer que se esforcem mais e que utilizem as capacidades, assim vão conseguir chegar aqui.
Maria Manuel | Quadro de Excelência


VM - VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
MM - É um motivo de enorme orgulho, porque acho que de facto compensou bastante o esforço que tive até agora.

VM - Foi difícil obteres tão bons resultados?
MM -
Acho que não, penso que com estudo regular e com os incentivos acho que de facto não foi difícil.

VM - Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser premiados?
MM -
Gostaria de dizer para que se esforçassem porque acho que, de facto, não é difícil tirar bons resultados. Às vezes pensa-se que é difícil ser bom aluno e tirar bons resultados, mas com o estudo regular consegue-se facilmente atingir o objetivo.

VM - Que destino vais dar aos 200€ que ganhaste?
MM -
Ainda não sei bem. Mas acho que vai ser para poupanças e para os meus estudos futuros.

VM - Este prémio incentiva-te a esforçastes ainda mais?
MM -
Sim, eu acho que é um incentivo para todos os alunos porque ao saberem que estão a ter melhores resultados esforçam-se por continuar a progredir. Eu acho que é uma ótima opção da escola.


Daniela Braga | Prémio Revelação


VM - Como te sentiste quando soubeste que ias receber o Prémio Revelação?
DB -
Eu não queria acreditar, eu não tinha a certeza de que era verdade, fiquei muito surpreendida e feliz.

VM - Foi difícil conseguires ganhar este prémio?
DB -
Não, eu nem imagino o que fiz para receber o prémio revelação, simplesmente estudei e esforcei-me para ultrapassar as minhas dificuldades e conseguir melhores resultados.

VM - Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
DB -
Sim, muito.

Agostinho Gomes | encarregado de educação da aluna Inês Gomes


VM - Está, certamente, muito orgulhoso do desempenho da sua educanda. Como recebeu a notícia de que a sua educanda seria premiada?
AG -
Fiquei muito contente. É sempre bom ter um prémio desta natureza.

VM - Como pode um encarregado de educação contribuir para o melhor desempenho do seu educando?
AG - Essencialmente, acompanhar no que for possível os estudos, vigiar e incentivar para que tenha boas notas.

VM - Vai continuar a incentivar o seu educando a ter bom desempenho? Que conselhos lhe costuma dar para ter boas notas?
AG - Claro que sim, claro que vou continuar. O concelho que posso dar é que este é o trabalho dela e como tal tem que o fazer bem, pois quanto melhores notas conseguir, melhor será o futuro dela.

José Jerónimo | encarregado de educação da aluna Luana Jerónimo


VM - Está, certamente, muito orgulhoso do desempenho da sua educanda. Como recebeu a notícia de que a sua educanda seria premiada?
JJ -
Recebi a notícia com muita satisfação e com muito orgulho.

VM - Como pode um encarregado de educação contribuir para o melhor desempenho do seu educando?
Dando-lhe todo o apoio, ajudando-a em tudo o que puder relativamente a todos os assuntos escolares e procurando contribuir para que a sua educação a todos os níveis.

VM - Vai continuar a incentivar o seu educando a ter bom desempenho? Que conselhos lhe costuma dar para ter boas notas?
JJ - Sim, pois esse apoio é fundamental. Acima de tudo que se dedique com empenho aos estudos.

Dália Maio | professora de Português e Francês


VM - Pela sua experiência pessoal, considera que a valorização do mérito e do esforço podem servir de motivação e promover o sucesso escolar?
DM -
Acredito piamente nisso, pode mesmo, é esse o caminho: é o mérito. A quem mais pode, mais se exige e vocês podem ir muito longe, portanto temos de exigir muito de vós. Vocês são capazes de chegar aqui. Hoje foram colegas vossos e alguns de vós e no futuro serão outra vez os mesmos e os que vêm a caminho.

VM - Alguns dos seus alunos foi premiado? Sente-se orgulhosa?
DM - Sinto-me muito orgulhosa, uma aluna da minha direção de turma foi nomeada para o quadro de excelência e estou muito orgulhosa não só por ela, mas também pelos outros, nomeadamente uma das turmas que tenho este ano de francês e outra turma de português e estou muito orgulhosa.

VM - Quais os ingredientes necessários para um aluno ser premiado?
DM - É preciso ser curioso, ter vontade de aprender, essa é a primeira parte, e estar disponível para ensinar, porque nós professores também aprendemos muito convosco. Esses são de facto os colegas que aqui apareceram nomeados, é esse grupo que está sempre disponível para aprender e para ensinar. 




Dr. Miguel Portela | representante da BIAL


VM - A BIAL é parceira da escola já há alguns anos. Para além dos prémios em que outros domínios assenta esta parceria?
MP - A parceria assenta numa tentativa de ajuda à Direção da escola em encontrar formas de melhorar o desempenho dos alunos do agrupamento. Por exemplo, a minha colega Carla Silva pertence ao Conselho Geral do Agrupamento das Escolas do Viso, portanto em todas as decisões que se tomam no Agrupamento tenta estar presente e dar o seu contributo.

VM - Considera que estes prémios poderão ter um impacto positivo e promover a cultura do mérito junto dos alunos e encarregados de educação?
MP - Sim, o objetivo é esse, ou seja, aqueles alunos que melhores resultados têm em princípio são aqueles que estudam sintam que há um prémio por isso, que são reconhecidos e que sintam prazer em voltar a estudar ainda mais para que mais tarde consigam ter uma excelente carreira profissional, pois é esse o objetivo.

VM - Que conselhos gostaria de deixar aos nossos alunos?
MP - Estudem! Sim, eu disse, no meu discurso, que a relação entre a educação e a qualidade de vida é muito forte, em todo o mundo, quanto mais educação há, melhor a qualidade de vida. Portanto, o conselho que vos deixo é que estudem o máximo possível, porque quanto mais conseguirem estudar, tirar o 12º ano, ir para a faculdade, tirar a licenciatura, mais hipóteses terão de no futuro ter um bom emprego e uma vida mais estável.  






No âmbito do projeto Pense Indústria, a redacção do jornal VISO EM MOVIMENTO aproveitou a oportunidade para colocar algumas questões aos engenheiros Altino Rocha (Informática) e Marta Mendes (Metalo-Mecânica) sobre este projeto.


Viso em movimento – Em que consiste o projeto “Pense Indústria”?
Pense Indústria- Este projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos para a área tecnológica.

VM – Qual o vosso papel neste projeto?
PI – É sensibilizar os alunos, mostrar algumas das tecnologias que podem ser utilizadas na indústria.

VM – Quem criou os robôs que apresentam nas sessões? Já criaram outros?
PI – O robô faz parte de um kit que nós compramos, montamos e depois programamos. Temos outro que é de legos, não é igual a este, faz parte de um kit chamado “Lego Mindstorm” que está acessível a toda a gente.


VM – É preciso reindustrializar Portugal? Porquê?
PI - Sempre foi preciso reindustrializar Portugal. O nosso papel neste caso é tentar convencer os alunos em idades em que tomam decisões para o futuro que são necessárias pessoas qualificadas para fazer essa reindustrialização.

VM – Uma vez que a economia Portuguesa é muito aberta à concorrência internacional, a indústria pode torná-la mais competitiva?
PI - Claro que sim. Nós somos um país que produz muita coisa que pode vender dentro e fora do país. A indústria consegue mexer com a economia e isso é fundamental para o país.
 
VM – Na vossa opinião, quais as áreas em que Portugal deve apostar?
PI - Portugal deve apostar em áreas da indústria, mais propriamente na área dos materiais.


VM – A robótica foi pensada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas não será hoje, também, responsável pelo aumento do desemprego?
PI - Depende do ponto de vista. Para trabalharmos com os robôs são precisas pessoas qualificadas para fazer a manutenção dos robôs. No trabalho é diferente, em vez de termos pessoas a trabalhar, temos máquinas que facilitam e tornam o trabalho mais rentável e mais produtivo. Mas são sempre precisas pessoas nas fábricas.

VM – Como surgiu o vosso interesse por estas áreas?
PI - Tem a ver com a necessidade que sentimos de nas indústrias em Portugal e nas empresas em geral faltarem pessoas especialistas e qualificadas para trabalharem naquela parte onde não se é patrão nem se é operário, mas se é especialista numa determinada área.
  

VM – Este é um projeto que já conta com três anos. Qual o impacto/recetividade das iniciativas nas escolas?
PI - O projeto já tem bastantes anos, é verdade. Mas, o impacto que nós sentimos é apenas no dia em que vamos à escola, por exemplo. Agora, o impacto a nível do futuro dos jovens, se se concretiza ou não o objetivo do projeto, não há muitas indicações.
VM – Para terminar, que mensagem deixariam aos nossos alunos?
PI - Pensem Indústria.


Muito obrigado pela vossa disponibilidade! 

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