No
passado dia 12 de dezembro, aquando da cerimónia de entrega dos Certificados
aos alunos que concluíram o 9.º ano e dos prémios aos melhores alunos da Escola
E. B. 2, 3 do Viso no ano letivo de 2012/2013, os nossos repórteres foram
colhendo algumas impressões junto de pais, alunos, professores e do
representante da BIAL, empresa patrocinadora dos Prémios de Excelência e
Revelação.
Catarina Brito | Quadro de Excelência
VM –
Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
CB –
Senti-me
lisonjeada, porque foi a primeira vez e gostei muito.
VM –
Foi difícil conseguires tão bons resultados?
CB –
Não, é só estudar mais um bocadinho e tudo é possível.
VM -
Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
CB - Vou tentar fazer o mesmo esforço que fiz o ano passado para continuar a integrar o Quadro de Excelência.
CB - Vou tentar fazer o mesmo esforço que fiz o ano passado para continuar a integrar o Quadro de Excelência.
VM –
Já pensaste no destino que vais dar aos 200 euros que acabaste de ganhar?
CB -
Não, ainda não.
VM -
Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser
premiados?
CB –
Gostaria
de lhes dizer que não deixassem de tentar, pois sei que todos gostariam de
estar no meu lugar. Por isso, os aconselho a esforçarem-se mais para
conseguirem ser premiados.
Inês Gomes | Quadro de Excelência
VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
IG –
Senti-me
orgulhosa, porque vi que o meu esforço durante o ano letivo foi reconhecido e
consegui alcançar os objetivos que pretendia.
VM –
Foi difícil conseguires tão bons resultados?
IG –
Se
nos aplicarmos um bocadinho e estudarmos para os obter, não é assim tão difícil
como as pessoas pensam.
VM -
Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
IG – Claro, é mais um fator de motivação.
IG – Claro, é mais um fator de motivação.
VM –
Já pensaste no destino que vais dar aos 200 euros que acabaste de ganhar?
IG – Não,
ainda não pensei muito bem, mas estava a pensar em guardá-los para o futuro.
VM -
Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser
premiados?
IG –
Para
de aplicarem mais e se esforçarem, pois com um pouco de esforço conseguem
alcançar tudo o que desejam.
Luana Jerónimo | Quadro de Honra
VM
- VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Honra?
LJ - Eu senti-me bem, feliz, orgulhosa e senti que o meu trabalho durante o ano letivo foi recompensado.
LJ - Eu senti-me bem, feliz, orgulhosa e senti que o meu trabalho durante o ano letivo foi recompensado.
VM
- Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
LJ - Claro, porque o meu trabalho foi reconhecido e vou trabalhar mais ainda para conseguir fazer ainda melhor.
LJ - Claro, porque o meu trabalho foi reconhecido e vou trabalhar mais ainda para conseguir fazer ainda melhor.
VM
- Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser
premiados?
LJ - Gostava de dizer que se esforcem mais e que utilizem as capacidades, assim vão conseguir chegar aqui.
LJ - Gostava de dizer que se esforcem mais e que utilizem as capacidades, assim vão conseguir chegar aqui.
Maria Manuel | Quadro de Excelência
VM
- VM – Como te sentiste quando soubeste que integravas o Quadro de Excelência?
MM
-
É um motivo de enorme orgulho, porque acho que de facto compensou bastante o
esforço que tive até agora.
VM
- Foi difícil obteres tão bons resultados?
MM - Acho que não, penso que com estudo regular e com os incentivos acho que de facto não foi difícil.
MM - Acho que não, penso que com estudo regular e com os incentivos acho que de facto não foi difícil.
VM
- Que mensagem gostavas de deixar aos teus colegas que não conseguiram ser
premiados?
MM - Gostaria de dizer para que se esforçassem porque acho que, de facto, não é difícil tirar bons resultados. Às vezes pensa-se que é difícil ser bom aluno e tirar bons resultados, mas com o estudo regular consegue-se facilmente atingir o objetivo.
MM - Gostaria de dizer para que se esforçassem porque acho que, de facto, não é difícil tirar bons resultados. Às vezes pensa-se que é difícil ser bom aluno e tirar bons resultados, mas com o estudo regular consegue-se facilmente atingir o objetivo.
VM
- Que destino vais dar aos 200€ que ganhaste?
MM - Ainda não sei bem. Mas acho que vai ser para poupanças e para os meus estudos futuros.
MM - Ainda não sei bem. Mas acho que vai ser para poupanças e para os meus estudos futuros.
VM
- Este prémio incentiva-te a esforçastes ainda mais?
MM - Sim, eu acho que é um incentivo para todos os alunos porque ao saberem que estão a ter melhores resultados esforçam-se por continuar a progredir. Eu acho que é uma ótima opção da escola.
MM - Sim, eu acho que é um incentivo para todos os alunos porque ao saberem que estão a ter melhores resultados esforçam-se por continuar a progredir. Eu acho que é uma ótima opção da escola.
Daniela Braga | Prémio Revelação
VM
- Como te sentiste quando soubeste que ias receber o Prémio Revelação?
DB - Eu não queria acreditar, eu não tinha a certeza de que era verdade, fiquei muito surpreendida e feliz.
DB - Eu não queria acreditar, eu não tinha a certeza de que era verdade, fiquei muito surpreendida e feliz.
VM
- Foi difícil conseguires ganhar este prémio?
DB - Não, eu nem imagino o que fiz para receber o prémio revelação, simplesmente estudei e esforcei-me para ultrapassar as minhas dificuldades e conseguir melhores resultados.
DB - Não, eu nem imagino o que fiz para receber o prémio revelação, simplesmente estudei e esforcei-me para ultrapassar as minhas dificuldades e conseguir melhores resultados.
VM
- Este prémio motiva-te para te esforçares ainda mais?
DB - Sim, muito.
DB - Sim, muito.
Agostinho Gomes | encarregado de educação da aluna Inês
Gomes
VM
- Está, certamente, muito orgulhoso do desempenho da sua educanda. Como recebeu
a notícia de que a sua educanda seria premiada?
AG - Fiquei muito contente. É sempre bom ter um prémio desta natureza.
AG - Fiquei muito contente. É sempre bom ter um prémio desta natureza.
VM
- Como pode um encarregado de educação contribuir para o melhor desempenho do
seu educando?
AG
-
Essencialmente, acompanhar no que for possível os estudos, vigiar e incentivar
para que tenha boas notas.
VM
- Vai continuar a incentivar o seu educando a ter bom desempenho? Que conselhos
lhe costuma dar para ter boas notas?
AG
-
Claro que sim, claro que vou continuar. O concelho que posso dar é que este é o
trabalho dela e como tal tem que o fazer bem, pois quanto melhores notas
conseguir, melhor será o futuro dela.
José Jerónimo | encarregado de educação da aluna Luana
Jerónimo
VM
- Está, certamente, muito orgulhoso do desempenho da sua educanda. Como recebeu
a notícia de que a sua educanda seria premiada?
JJ - Recebi a notícia com muita satisfação e com muito orgulho.
JJ - Recebi a notícia com muita satisfação e com muito orgulho.
VM
- Como pode um encarregado de educação contribuir para o melhor desempenho do
seu educando?
Dando-lhe todo o
apoio, ajudando-a em tudo o que puder relativamente a todos os assuntos
escolares e procurando contribuir para que a sua educação a todos os níveis.
VM
- Vai continuar a incentivar o seu educando a ter bom desempenho? Que conselhos
lhe costuma dar para ter boas notas?
JJ
-
Sim, pois esse apoio é fundamental. Acima de tudo que se dedique com empenho
aos estudos.
Dália Maio | professora de Português e Francês
VM
- Pela sua experiência pessoal, considera que a valorização do mérito e do
esforço podem servir de motivação e promover o sucesso escolar?
DM - Acredito piamente nisso, pode mesmo, é esse o caminho: é o mérito. A quem mais pode, mais se exige e vocês podem ir muito longe, portanto temos de exigir muito de vós. Vocês são capazes de chegar aqui. Hoje foram colegas vossos e alguns de vós e no futuro serão outra vez os mesmos e os que vêm a caminho.
DM - Acredito piamente nisso, pode mesmo, é esse o caminho: é o mérito. A quem mais pode, mais se exige e vocês podem ir muito longe, portanto temos de exigir muito de vós. Vocês são capazes de chegar aqui. Hoje foram colegas vossos e alguns de vós e no futuro serão outra vez os mesmos e os que vêm a caminho.
VM
- Alguns dos seus alunos foi premiado? Sente-se orgulhosa?
DM
-
Sinto-me muito orgulhosa, uma aluna da minha direção de turma foi nomeada para
o quadro de excelência e estou muito orgulhosa não só por ela, mas também pelos
outros, nomeadamente uma das turmas que tenho este ano de francês e outra turma
de português e estou muito orgulhosa.
VM
- Quais os ingredientes necessários para um aluno ser premiado?
DM
-
É preciso ser curioso, ter vontade de aprender, essa é a primeira parte, e
estar disponível para ensinar, porque nós professores também aprendemos muito
convosco. Esses são de facto os colegas que aqui apareceram nomeados, é esse
grupo que está sempre disponível para aprender e para ensinar.
Dr. Miguel Portela | representante da
BIAL
VM
- A BIAL é parceira da escola já há alguns anos. Para além dos prémios em que
outros domínios assenta esta parceria?
MP
-
A parceria assenta numa tentativa de ajuda à Direção da escola em encontrar
formas de melhorar o desempenho dos alunos do agrupamento. Por exemplo, a minha
colega Carla Silva pertence ao Conselho Geral do Agrupamento das Escolas do
Viso, portanto em todas as decisões que se tomam no Agrupamento tenta estar
presente e dar o seu contributo.
VM
- Considera que estes prémios poderão ter um impacto positivo e promover a
cultura do mérito junto dos alunos e encarregados de educação?
MP
-
Sim, o objetivo é esse, ou seja, aqueles alunos que melhores resultados têm em
princípio são aqueles que estudam sintam que há um prémio por isso, que são
reconhecidos e que sintam prazer em voltar a estudar ainda mais para que mais
tarde consigam ter uma excelente carreira profissional, pois é esse o objetivo.
VM
- Que conselhos gostaria de deixar aos nossos alunos?
MP
-
Estudem! Sim, eu disse, no meu discurso, que a relação entre a educação e a
qualidade de vida é muito forte, em todo o mundo, quanto mais educação há,
melhor a qualidade de vida. Portanto, o conselho que vos deixo é que estudem o
máximo possível, porque quanto mais conseguirem estudar, tirar o 12º ano, ir
para a faculdade, tirar a licenciatura, mais hipóteses terão de no futuro ter
um bom emprego e uma vida mais estável.
No âmbito do projeto Pense Indústria, a redacção do jornal VISO EM MOVIMENTO aproveitou a oportunidade para colocar algumas questões aos engenheiros Altino Rocha (Informática) e Marta Mendes (Metalo-Mecânica) sobre este projeto.
Viso em movimento – Em que consiste o projeto “Pense Indústria”?
Pense Indústria- Este projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos para a área tecnológica.
VM – Qual o vosso papel neste projeto?
PI – É sensibilizar os alunos, mostrar algumas das tecnologias que podem ser utilizadas na indústria.
VM – Quem criou os robôs que apresentam nas sessões? Já criaram outros?
PI – O robô faz parte de um kit que nós compramos, montamos e depois programamos. Temos outro que é de legos, não é igual a este, faz parte de um kit chamado “Lego Mindstorm” que está acessível a toda a gente.
PI – O robô faz parte de um kit que nós compramos, montamos e depois programamos. Temos outro que é de legos, não é igual a este, faz parte de um kit chamado “Lego Mindstorm” que está acessível a toda a gente.
VM – É preciso reindustrializar Portugal? Porquê?
PI - Sempre foi preciso reindustrializar Portugal. O nosso papel neste caso é tentar convencer os alunos em idades em que tomam decisões para o futuro que são necessárias pessoas qualificadas para fazer essa reindustrialização.
VM – Uma vez que a economia Portuguesa é muito aberta à concorrência internacional, a indústria pode torná-la mais competitiva?
PI - Claro que sim. Nós somos um país que produz muita coisa que pode vender dentro e fora do país. A indústria consegue mexer com a economia e isso é fundamental para o país.
VM – Na vossa opinião, quais as áreas em que Portugal deve apostar?
PI - Portugal deve apostar em áreas da indústria, mais propriamente na área dos materiais.
VM – A robótica foi pensada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas não será hoje, também, responsável pelo aumento do desemprego?
PI - Depende do ponto de vista. Para trabalharmos com os robôs são precisas pessoas qualificadas para fazer a manutenção dos robôs. No trabalho é diferente, em vez de termos pessoas a trabalhar, temos máquinas que facilitam e tornam o trabalho mais rentável e mais produtivo. Mas são sempre precisas pessoas nas fábricas.
PI - Tem a ver com a necessidade que sentimos de nas indústrias em Portugal e nas empresas em geral faltarem pessoas especialistas e qualificadas para trabalharem naquela parte onde não se é patrão nem se é operário, mas se é especialista numa determinada área.
VM – Este é um projeto que já conta com três anos. Qual o impacto/recetividade das iniciativas nas escolas?
PI - O projeto já tem bastantes anos, é verdade. Mas, o impacto que nós sentimos é apenas no dia em que vamos à escola, por exemplo. Agora, o impacto a nível do futuro dos jovens, se se concretiza ou não o objetivo do projeto, não há muitas indicações.
VM – Para terminar, que mensagem deixariam aos nossos alunos?
PI - Pensem Indústria.
Muito obrigado pela vossa disponibilidade!
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